
Piaget interessava-se por epistemologia genética, que pretende estudar como se estrutura o conhecimento.
O desenvolvimento intelectual está relacionado com a génese do conhecimento à Psicologia Genética
O organismo tem, ao nascer, um património genético que permite interagir com as experiências que vão acontecendo.
Piaget é um construtivista e interaccionista, pois defende uma posição que não é inatista, nem empirista, dando ao sujeito um papel activo na construção do conhecimento e desenvolvimento.
O desenvolvimento cognitivo faz-se por mudanças de estruturas através de invariantes funcionais:
Assimilação à mecanismo pelo qual o indivíduo sobre influência do meio
Acomodação à movimento do organismo no sentido de se submeter às exigências exteriores, adequando-se ao meio
Equilibração à processo de regulação entre a assimilação e acomodação, através do qual uma nova aquisição se deve equilibrar com as anteriormente adquiridas.
FACTORES DE DESENVOLVIMENTO
Hereditariedade, a maturação interna dos sistemas nervosos e endócrino, bem como o crescimento orgânico têm um papel importante no processo de desenvolvimento. A estimulação do meio pode acelerar ou retardar o processo de maturação.
Experiência física, a acção exercida sobre os objectos desenvolve a motricidade da criança, propiciando o seu desenvolvimento intelectual.
Transmissão social, é também um factor importante. Integrada numa sociedade, a criança interage com o meio físico e social.
ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO
Os quatro estádios de desenvolvimento são estruturas de conjunto que têm a sua unidade funcional, o que vai permitir caracterizá-los.
Os estádios caracterizam-se por:
Uma estrutura com características próprias;
Uma ordem de sucessão constante;
Uma evolução integrativa, isto é, as novas aquisições são integrativas, isto é, as novas aquisições são integradas na estrutura anterior, organizando-se agora uma nova estrutura hierarquicamente superior.
Segundo Piaget, o desenvolvimento ocorre segundo quatro estádios:

Estádio Sensório-Motor (0-18/24 meses):
Dos reflexos inatos à construção da imagem mental, anterior à linguagem
Coordenação dos meios e fins
Permanência do objecto
Invenção de novos meios, imagem mental e formação de símbolos
· Estádio Pré-Operatório (2-7 anos):
o Inteligência representativa
o Egocentrismo – centração
o Pensamento mágico / animismo, realismo, finalismo
· Operações Concretas (7-11/12 anos):
o Reversibilidade mental
o Pensamento lógico, acção sobre o real
o Operações mentais: contar/medir/classificar/seriar
o Conservação da matéria sólida/líquida/peso/volume
o Conceitos de tempo, espaço, velocidade
· Operações Formais (11/12 – 15/16 anos):
o Pensamento abstracto
o Operar sobre operações, acção sobre o possível
o Raciocínios hipotético-dedutivos
o Definição de conceitos e valores
o Egocentrismo cognitivo
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