terça-feira, 13 de outubro de 2009

Freud e o Desenvolvimento

FREUD E O DESENVOLVIMENTO

Para Freud, o desenvolvimento humano e a constituição do aparelho psíquico são explicados pela evolução da psicossexualidade.

Estádios de Desenvolvimento:

Estádio Oral (0-12/18 meses):
O ser humano nasce com id, isto é, um conjunto de pulsões inatas;
O ego forma-se, no primeiro ano de vida, de uma parte do id que começa a ter características próprias.
O estádio oral é constituído por um período em que a criança é muito passiva e dependente e outro, em que a criança é mais activa e pode mesmo morder o seio ou o biberão. O desmame corresponde a uma frustração que vai situar a criança em relação à realidade do mundo.



· Estádio Anal (12-18 meses 2/3 anos):
o A maturação e o desenvolvimento psicomotor vão permitir à criança reter ou expulsar as fezes/urina no estádio anal.
o A zona erógena é a região anal e mucosa intestinal. A estimulação dá prazer mas as contracções musculares podem provocar dor, o que cria uma ambivalência.
o A criança é mais autónoma.
o A ambivalência existe também na forma como a criança hesita entre ceder ou opor-se às regras de educação.

· Estádio Genital (dps da puberdade):
o Vai reactivar a sexualidade adormecida durante o período de latência. No estádio genital retomam-se as problemáticas do estado fálico, como o complexo de Édipo.
o A puberdade traz novas pulsões sexuais genitais.
o O adolescente autonomiza-se da família.
o Alguns adolescentes, regridem a fases anteriores. Através do ascetismo, o adolescente nega o prazer, através de disciplina e isolamento. Pela intelectualização ou racionalização, procura esconder aspectos emocionais do processo adolescente.


Id - constituído por todos os impulsos biológicos como a fome/sede/sexo, que exigem satisfação imediata. É o fundamento da sobrevivência individual ou da espécie.

Ego - é o elemento decisor dos conflitos travados entre o id e o superego. Constitui o fundamento da personalidade humana. Desenvolve-se à medida que a criança vai experimentando e se vai apercebendo de privações e recusas do mundo exterior. Orienta as pulsões de acordo com as exigências da realidade. Tem um papel de árbitro na luta entre as pulsões inatas e o meio. Conta com a ajuda de mecanismos de defesa.

Superego - constituído por um conjunto de regras e de proibições impostas primeiramente pelos pais e depois pela sociedade.

Sem comentários: